segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Parabéns Arquivista hoje é o seu dia




Há 191 anos atras, no dia 20 dia de outubro de 1823, o então deputado Pedro de Araujo Lima, que posteriormente ficou conhecido como Marquês de Olinda, apresentou a proposta para a criação do primeiro Arquivo Publico do Brasil.

Além desse fato histórico de extrema relevância para o início da preservação do acervo histórico documental do país, em 1971, no mesmo 20 de outubro, houve a inauguração da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB). A partir dai, no Brasil, o Dia do Arquivista é comemorado em 20 de Outubro.

A Lei nº 6.546, de 4 de Julho de 1978, regulariza e oficializa a profissão de Arquivista e Técnico de Arquivo no país. Outro aspecto importante foi a criação do Conselho Nacional de Arquivos, através do mesmo Decreto Lei.

No Brasil existem 16 Universidades que oferecem o curso, aqui no centro-oeste o curso de arquivologia é oferecido apenas pela Universidade de Brasilia - UnB.



O Arquivista é o profissional responsável pelo gerenciamento da informação contida nos documentos: guardando; conservando; preservando; disponibilizando; recuperando; protegendo sua integridade, confidencialidade; e zelando por sua autenticidade e veracidade.

Por tudo isso, parabéns a todos os profissionais, e futuros atuantes da área, que se entregam a esta árdua profissão e que tentam desempenhar seu trabalho da maneira mais adequada possível.

Parabéns principalmente por não desanimar mesmo ouvindo sempre aquela velha e chata pergunta:
ARQUI   O   QUÊ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário